Boa tarde, como vocês estão? Espero que todos tenham tido um excelente Natal e uma ótima passagem de ano. Para o primeiro post de 2025, queria compatilhar a idéia que tive sobre prompts temáticos. Como nossa demanda é enorme e o tempo é curto, achei que a criação de prompts seguindo certos temas relevantes iria ser útil.
Para a primeira série de prompts temáticos, escolhi os relacionados à tutela da saúde. A escolha se deu por duas razões. A primeira porque em 2024, o STF julgou o tema 1234 buscando uniformizar os entendimentos a respeito dos medicamentos não padronizados. Adicionalmente, os temas 500 e 793 também já foram decididos então o panorama em relação à cirurgia, medicamentos e fórmulas, seja padronizados ou não padronizados, já está desenhado, cabendo a nós aplicar nas decisões. A segunda razão é porque seja você juiz especializado em tutela de saúde ou não, todo mundo fica de plantão e essa é uma matéria muito recorrente. Logo os prompts temáticos da saúde vão poder ser usados por todos, seja no seu dia a dia da vara, seja durante os plantões de final de semana, feriados ou recesso forense.
Dito isso, vou explicar a organização dos prompts criados. Inicialmente, depois de estudar todos os temas, fiz a seguinte divisão: medicamento padronizado, medicamento não padronizado, cirurgia padronizada, cirurgia não padronizada, fórmula padronizada e fórmula não padronizada.
Para cada uma dessas divisões, o objetivo é criar prompts que deferem e indeferem a tutela de urgência, assim você, depois de estudar o processo, poderá usar o prompt específico para sua situação. A grande vantagem é que a decisão vai ficar cada vez mais fundamentada necessitando de pouco refinamento. Além disso, o conteúdo dos prompts já está aplicando os temas decididos pelos Tribunais Superiores, então você só precisa colocar o prompt e anexar a petição inicial, nada mais.
Também inclui, em alguns prompts, um delimitador para chamar atenção do usuário para informações que precisam ser conferidas ou adicionadas.
Exemplo 01: O output da IA generativa indicou um ID relacionado a um documento, como não se tem a certeza de que o ID está certo, coloquei esse lembrete para auxiliar:
<< CONFERIR SEMPRE O ID >>
Exemplo 02: Você pode achar que a decisão precisa de mais detalhes específicos do caso concreto, além dos fundamentos que já constam no prompt. Para isso coloquei esse lembrete:
<<INSIRA AQUI AS INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O CASO>>
O bom é que esse lembrete está inserido no exato local onde a informação deve ser adicionada, ficando essa inserção harmônica com o restante da decisão.
Então, fique ligado porque os prompts já estão sendo colocados no site.
Em breve, também vou enviar um e-mail aos cadastrados notificando quando novos prompts forem inseridos, assim você sempre ficará atualizado.
Qualquer dúvida ou sugestão, podem preencher o formulário do FALE CONOSCO que, em breve, te responderei.
Abraços!